sábado, 26 de maio de 2012

Fim? Não, um grande começo!

Nessa vida tão curta queremos um final feliz. Aproveitar cada momento, se sentir com saúde, rir, se divertir, amar... Queremos sentir todos os prazeres possíveis, mas isso tudo vem com uma grande batalha: Muitas vezes temos que lutar esforçadamente, tanto que em alguns casos parece ser o fim, mas temos que crer que Deus sempre tem para nós um grande começo.
A história de José teve um início bem complicado: seus irmãos o odiavam (Gn 37.4), foi vendido como escravo (Gn 37.28) e ainda preso (Gn 39.20). Quem sabe naquela época um homem assim não teria muito futuro, até porque José ficou durante muito tempo sendo um simples servo. E, de acordo com a fé de alguns, nem mesmo hoje um homem assim pode ter um grande futuro.
Mas quem imaginaria um homem como José sendo o governador de todo o Egito? Sendo uma das maiores autoridades?  Pelo menos naquele tempo ninguém, nem mesmo seus irmãos ou seu pai, Jacó, imaginavam. Mas ele tinha um grande diferencial. A fé. José teve calma e paciência durante a vida como servo no Egito, suportou tudo com sabedoria e foco em Deus, apesar de tudo, e não foi nada foi fácil. Ele foi um homem forte, sim, foi um grande guerreiro na vida, mas não fez nada sozinho: “O dono de José viu que o Deus Eterno estava com ele em tudo o que fazia’’ (Gn 39.3). José em todos os momentos se lembrava de quem estava com ele em seus atos e palavras. Deus foi o centro de tudo em sua vida, foi seu alicerce, foi a Rocha, a sua certeza, e então José foi recompensado com um grande Dom: Explicar sonhos. A partir daí, José passa a ser visivelmente abençoado porque teve fé quando parecia ser o fim.

Hoje, a Fé não pode mudar...

O nosso grande defeito é de não termos primeiramente fé suficiente para nos erguermos diante das coisas que parecem ser impossíveis. E o mais interessante é que estamos cansados de ouvir isso, mas muitos persistem no erro. O medo, a angústia, a fraqueza tomam conta de nós e conviver com todas essas coisas é infelizmente normal e faz com que nos falte um ponto de partida.
A falta de incentivo, uma palavra amiga, um ombro consolador também nos fazem muita falta, mas também nos faz lembrar que só Deus é Aquele Amigo inseparável que nos faz levantar em cada situação, como fez com José. Essa fé nós podemos ter a qualquer hora, mesmo na tribulação.
Seja em algo que vamos criar, consertar, melhorar, ajudar vemos sempre empecilhos demais nas coisas e esquecemos que Deus vê tudo, que Ele é quem permite cada acontecimento e também esquecemos que Ele é maior que tudo - absolutamente tudo.
Deus tem planos de vida, e deixar que Ele controle tudo é extremamente importante. Por isso nunca diga, em situação alguma, que é o fim, mas diga que tudo não passa de um grande começo!
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 
Isaías 41:10

Gabriel S. Padilha
Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário